top of page
  • Foto do escritorDani Arantes

Qual a forma mais eficiente de contratar um palestrante ?


Se pensarmos na etimologia da palavra eficiente, talvez possamos validar qualquer uma dessas formas. Mas com certeza, nenhuma delas é eficaz.


Se você acompanha nosso trabalho, já deve saber que pensamos em palestras e eventos como uma necessidade de comunicação de uma empresa e seus colaboradores, clientes, fornecedores. As palestras dão forma e conteúdo a essa comunicação.


Por exemplo, novembro vem aí e se você é responsável pela contratação de palestrantes na sua empresa, com certeza será impactado com dezenas de empresas oferecendo palestrantes negros para falar sobre diversidade em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Ou até mesmo agora, é hora de chamar mulheres para falar sobre o Outubro Rosa. Correto ?


A contratação de um palestrante negro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra indica uma exceção e toda exceção confirma a regra. E acredite, a grande maioria dos palestrantes também pensa e se sente assim. Assim como a saúde (da mulher) ou a mental não é uma cultura organizacional abordada em datas comemorativas e sim durante todo o ano. A diversidade é comunicada ao longo de todo o ano, com palestrantes negros tratando de qualquer tema, por exemplo: economia, comportamento, saúde mental, etc. Isso é praticar a diversidade (uma parte dela, já que diversidade não está somente nas relações raciais).


E sabe porque isso acontece ? Porque os bancos ou agências de palestrantes não têm conhecimento dos elementos que formam os contextos organizacionais, como por exemplo a psicologia organizacional, gestão de pessoas e outros aspectos importantes ao clima e cultura organizacional. São apenas vendedores de palestras.


Além disso, toda contratação é um investimento e como tal, demanda retorno. Então, podemos pensar que essa necessidade de comunicação surge a partir de um tema, e portanto, a forma mais eficiente de contratar um palestrante seja definir por temas. E aí está a grande questão que coloca em risco a eficácia da contratação.

Vamos pensar nos temas mais comumente pensados quando se tenta desenhar o conteúdo de um evento corporativo: Liderança, Inovação, Motivação, Diversidade ou ainda, Burnout.


Acho que conseguimos concordar que nenhum desses temas se encerra em si mesmo e na verdade eles não podem dizer quase nada quando descolados do contexto.


Liderança por exemplo, não pode ser definida sem que se entenda o modelo de gestão aplicado, o tipo de liderança exercida, o modelo de negócio e principalmente, qual é o problema possivelmente relacionado à liderança que gerou esta possibilidade.


Ou seja, não se trata de uma palestra que fale sobre liderança, e sim uma palestra que aborde as questões a, b ou c que estão impactando o comportamento dos líderes que por sua vez estão interferindo nos resultados da equipe, como por exemplo falta de engajamento.


Ou não pretendemos desenvolver habilidades que impactem nos resultados ?

Precisamos pensar no conteúdo de uma palestra que tenha a abordagem direcionada a resolver os problemas e não que trate do tema de forma generalizada, tocando apenas na superfície. Liderança para uma empresa não é a mesma coisa que liderança para outra empresa, o mesmo acontece com inovação.


Inovar é verbo transitivo indireto, se não no dicionário, no mundo do trabalho com certeza. Não somente porque inovação muitas vezes confunde-se com novidade mas também porque existem tipos de inovação (radical, incremental e disruptiva) além de ser sempre necessário compreender de que inovação estamos falando.


Não raras vezes, a adoção e adaptação à novas tecnologias ou novos hábitos é confundido com inovação, quando na verdade, o problema está muito mais ligado às ciências sociais e aspectos do comportamento humano do que na capacidade de inovar.

É possível perceber que ao buscar e contratar um palestrante apenas pelo tema e obter os dados para decisão por ter sido extremamente eficiente, afinal, você pode ter contratado o mais renomado palestrante sobre inovação do Brasil. Mas foi eficaz ?


Certamente no sentido de provocar mudanças significativas no comportamento dos colaboradores a ponto de conduzi-los a adoção de novas tecnologias, hábitos ou comportamentos esperados, não. Afinal, não é disso que a inovação trata.


Estes e tantos outros motivos deixam claro a necessidade de contar com uma curadoria na hora de pensar no seu evento corporativo. Mas não a partir do detalhamento do tema, e sim, desde a percepção dos problemas de pessoas que impactam os resultados dos seus negócios.


Mas para isso é importante que seja uma curadoria com capacidade e conhecimento para exercer de fato essa função.


Assim como os temas corporativos que tornam-se moda e saem sendo repetidos sem muita contundência, como o “motivacional” por exemplo, curadoria de palestras tem se tornado uma estratégia de posicionamento de marca dos bancos e agências de palestrantes, que apesar nome, seguem oferecendo soluções prototipadas e desalinhadas do mundo do trabalho atual e suas demandas cognitivas.


Soluções de palestras prototipadas, ignoram por completo a estratégia de gestão de pessoas que sua empresa tem para seus colaboradores e stakeholders. O desenvolvimento da força de trabalho é um investimento estratégico: gera novos negócios e reduz prejuízos ao passo que consolida a qualificação e manutenção de talentos como um diferencial competitivo: o capital humano. E pra ser diferencial, precisa ser personalizado. Ou seja, pensado para um contexto organizacional único alinhado a uma estratégia igualmente única: a da sua empresa.


Curadoria é um cargo exercido por um curador, e para todo cargo, demanda conhecimento, possui um repertório qualificado. Agrupa diferentes conhecimentos e expertise para atuar e desta forma colaborar com uma visão crítica e especializada que contribui, inicialmente, em apoiar o cliente na percepção e apreensão das necessidades e definição do tema e abordagem. Se assim não fosse, qual o motivo de ter um intermediário nas contratações de palestrantes para eventos corporativos ?


Porque não basta entender de palestras e conhecer os palestrantes, é preciso conhecimento do que é a realidade organizacional das empresas e organizações e promover o encontro do conteúdo com as necessidades e expectativas do evento.

Mas com qual palestrantes nós trabalhamos, afinal ?


Na Connect você não encontra um catálogo de nomes e fotos de palestrantes, como se uma única palestra fosse capaz de atender a todas as expectativas de todas as empresas em todos os momentos.


Por isso, a partir de um briefing detalhado e qualificados, trabalhamos com qualquer palestrante nacional ou internacional. Porém, na Connect, um briefing não significa data, hora e local de um evento + um tema. Significa compreender profundamente o problema a ser resolvido com a palestra e apoiar o cliente na identificação deste cliente, para então propor soluções.


Intermediamos a contratação e gestão do palestrante mais adequado para o seu evento de forma personalizada.


E qual é o expertise da Connect Palestras, afinal ?


Entendemos de pessoas e entendemos de negócios. Esse conhecimento é o nosso verdadeiro diferencial.


Somos a mais completa agência de curadoria e gestão de palestras e palestrantes do Brasil, pois somos a primeira a se organizar fundamentada em suas competências essenciais: a descoberta e a reunião de conteúdo relevante, qualificado e inovador para atender a demanda cognitiva de empresas e organizações.


Nosso time não é formado por vendedores de palestras, é formado por profissionais com formação em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social Empresarial e Bem Estar Organizacional, Neurociências Aplicada ao Ambiente Corporativo, Gestão para o Desenvolvimento Humano e Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional.


São estes conhecimentos que colocamos à disposição de nossos clientes, para apoiar uma escolha eficaz de temas, abordagens e conteúdos de palestras para eventos corporativos.


Traga o briefing do seu evento para a Connect Palestras e tenha a experiência de contar com quem de fato entende do assunto.

 

Dani Arantes é é Diretora de Atendimento da Connect. É formada em Gestão Comercial pelo Senac, Pós Graduada em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas pela PUC e Consultora em Responsabilidade Social Empresarial e Bem Estar Organizacional. Possui certificação em Neurociência Aplicada ao Ambiente Corporativo, Gestão para o Desenvolvimento Humano e Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional.




bottom of page